30/10/2014

RESENHA: Carnaval - Luiza Trigo

Carnaval 

Autor: Luiza Trigo
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 152
Edição: 1
Ano: 2012
Gabi decide passar o carnaval com as primas no Recife: praias, música, amigos, sol, diversão... A receita ideal para Gabriela curar a dor de cotovelo depois de ver o ex-namorado beijando uma garota. Para falar a verdade, ela nem gostava mais dele, e era capaz de enumerar seus defeitos sem pestanejar; mas vê-lo assim aos beijos mexeu com o coração da menina. Decidida a esquecer o ex de uma vez, Gabi faz as malas e deixa o Rio para uma semana de muita curtição no Nordeste. Ela só não contava com a possibilidade de se apaixonar de verdade em pleno Carnaval! Carnaval conta a história de Gabi, Felipe, Pedro, Juju e Bel, e de um Carnaval inesquecível emoldurado pelas belezas de Pernambuco. Em meio a festas animadas, shows, esticadas até Porto de Galinhas e deliciosos mergulhos e banhos de piscina, Gabi acaba se envolvendo com Pedro, um garoto superfofo e gente boa. Mas quem vai mexer de verdade com o coração da menina é Felipe, pena que ele não esteja solteiro... Apesar das confusões à vista, a química entre Gabi e Felipe é mais forte, e os dois vivem um intenso amor de carnaval. Mas será que esse amor tem chances de sobreviver ao tempo e à distância, quando a quarta-feira de cinzas chegar, e com ela os últimos dias da viagem de Gabi? Carnaval é um romance juvenil com o qual qualquer adolescente vai se identificar.

Leve, fofo, meigo e gostoso de se ler!

Gabriela, ou simplesmente Gabi, é uma carioca apaixonada por Recife (capital pernambucana) que vai passar o carnaval por lá, ela precisa levantar o astral já que viu seu ex beijando uma outra garota. Ao chegar em Recife suas primas já preparam todo o cronograma para que a Gabi não ficasse parada. Já no segundo dia ela vai para Sala da Justiça (uma festa carnavalesca bem conhecida, onde as pessoas vão todas fantasiadas), encontra alguns amigos das primas. Na festa ela acaba ficando com Pedro, que é gente fina demais. Mas ela se sentiu realmente atraída por outro que estava acompanhado, o Felipe. 

Depois da festa eles viajam pra Porto de Galinhas para a casa de quem? isso mesmo, do Felipe. Mas como ela começou a ficar com Pedro continuou, até porque ele era fofo e beijava bem. Não quanto ela imaginava o beijo do Felipe. Ela acaba curtindo o tempo que passava por lá, mas não com Pedro porque ele teve que ir embora resolver algumas coisas. Quando ela volta de Porto resolve conversar com Pedro e dizer que não está afim dele e sim do Felipe. Um detalhe que não comentei, o Felipe apresentava estar afim dela também. 

A Gabi é uma garota cheia de personalidade, não é adepta ao joguinhos de relacionamento. Ela fala logo. Por exemplo, quando volta de Porto chama o Pedro pra conversar e diz que não quer mais ficar com ele pois se sente atraída pelo Felipe, na verdade apaixonada. E o que achei mais fofo foi que ela realmente sentiu uma atração no primeiro dia que viu ele, mas não foi aquela coisa instantânea. O sentimento mesmo foi acontecendo e quando viu, ploft (se lascou!) se apaixonou.

O final do livro é algo que eu não esperava, certos momentos do livro realmente fiquei com o coração apertado. E o final foi um desses momentos. Mas em breve irá vir a continuação, que cá entre nós já preciso. Carnaval também me fez dá algumas risadas, me ganhando de uma forma geral. É bem apaixonante.

O livro é bem curtinho, tem poucas páginas então não vou falar muito pra não soltar alguma coisa. E apesar de ser curto, não deixa a desejar. Carnaval não é um livro inédito, que a gente para e pensa "putz, que ideia fod* a autora teve", porque tem muitos clichês, mas nem por isso deixa de ser bom. E muito bom, por sinal. Eu sou de Pernambuco e moro na Região Metropolitana do Recife então conheço um pouco sobre a minha terra e adorei as referências que ela fez daqui. Citando vários pontos turísticos e artistas regionais, mas sem se tornar algo maçante ou que não desse pra entender. Uma coisa que achei fofa foi que a Luly fez questão de colocar características do nosso sotaque (se bem que colocou um tipo "você instiga?" e eu não sei onde falam isso hahaha). 
– Calma, você está no seu segundo dia de Carnaval e já sabe andar pelo Recife antigo. Tem muita gente que mora aqui há anos e não faz a mínima ideia. – ele riu.
Sobre a diagramação, a capa é linda né gente? As folhas são brancas, mas incrivelmente não me irritou, nesse livro eu gostei. A cada início de capítulo tem uma sombrinha de frevo, junto com o título do capítulo. E eu achei super fofo. As letras são grandes, bem gostosa mesmo pra ler. 

Se você quer um livro pra ler em um fim de tarde com uma narrativa gostosa, fofa e divertida Carnaval é pra você. Leiam! E se quiserem conhecer um pouquinho mais da minha terrinha ou se é daqui e quer ver como ela mostrou a nossa cidade, indico que leiam também. 

QUOTES: 

“Se fosse fácil, eu não ia querer tanto”, pensei. Porque sempre queremos as coisas mais complicadas? Porque não podia ser mais fácil?
– Quando você desmaiou e eu te peguei em meu colo, senti que você precisava de mim. Ou talvez fosse o contrário. Que eu precisava de você. 
Olinda é para os olhos, não se apalpa, é só desejo. Ninguém diz: é que eu moro. Diz somente: é lá que eu vejo.” Eu olhei pra ele. – Carlos Pena Filho – afirmou ele. – Essa você não conhecia!


12 comentários

  1. Ahhh você me convenceu! Gostei muito do livro (mesmo ele tendo páginas brancas, que eu não curto haha) mas o mais legal que eu achei foi a personalidade da Gabi, ela ser decidida e falar o que sente para o Pedro sobre o Felipe me ganhou <3 Vou ler.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom! hahaha A Gabi é ótima! Você não vai se arrepender de lê-lo.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Kamilla!
    Muito bom ler um livro ambientado em lugares que conhecemos e ver várias referências bem colocadas, né?
    Fiquei curiosa com esse. Nunca li nada da autora ainda, acho que seria uma boa oportunidade, pois o enredo me conquistou.
    Adorei saber que a protagonista pe direta, sem aqueles dramas desnecessários.
    Vou adicionar o livro a minha listinha (inha?) haha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa, é só até amanhã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, Eli!
      A Gabi é ótima mesmo, esse mimi as vezes irrita né? e ela não ser assim já é um ponto positivo. hahaha
      Listinha? listinha que só cresce né? sei como é. :x
      Beijos

      Excluir
  3. Oie Kamilla,
    Primeiramente, amei a resenha! E em segundo lugar, amei a capa desse livro! *-*
    Quero muito ler, primeiro pois amei a sinopse, depois por se passar no Nordeste, que é uma região pouco explorada nas narrativas literárias e ainda mais com você dizendo que o livro é fofo e gostoso de ler!
    Preciso ler logo!! Adorei!
    OBS: Amei os quotes!
    Beijinhos *-*
    http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. E a capa é linda mesmo né? Pois é, são poucos livros que se passe no NE, infelizmente. Mas a Luly fez muito bem! Como citei na resenha sou de Recife e percebi que ela fez uma pesquisa bem bacana e não errou.

      Beijos

      Excluir
  4. Ano passado eu conheci a Luly, autora deste livro, ela é uma fofura e super simpática, Kamilla. Eu ia comprar o livro dela, mas infelizmente não deu. Tentarei comprar na próxima bienal, e também tentarei consegui o autógrafo. A história parece ser muito legal, gosto de personagens no estilo da Gabi. Adorei a resenha.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Luly é uma fofa! ;) A história é bem bacana, vale a pena pra ler numa tarde de domingo.

      Beijos

      Excluir
  5. Oii!
    Conheço a Luly e ela é linda, e o cabelo? awwn <3 Quero muito ler meus 15 anos, sua resenha me deixou com vontade e ele deve ser maravilhoso haha
    Beijos!
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, amei a resenha e sobre o livro ainda não conhecia, achei maravilhoso que o enredo se passe aqui no Nordeste. Já coloquei na minha lista de leitura par ao proximo ano, porque para esse talvez eu não consiga bater a meta. mais vamos lá.
    já estou te seguindo.
    me visite
    http://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir