04/12/2014

RESENHA: Simuum, O Rapto do Sol - André Soares Silva

Simuum, o Rapto do Sol

Autor: André Soares Silva
Editora: Kindle Direct Publishing
Páginas: 547
Edição: 0
Ano: 2013
Simuum – O Conto do Sol é uma história de romance e fantasia, ambientada em Zhaya, uma terra mística de savanas perigosas e desertos esquecidos, de lendas antigas e animais falantes. Okan e Maferi eram apenas crianças quando Nokembe, o último sobrevivente de uma terrível nação de Feiticeiros, pousou em Badangwa e cobrou seu tributo de sangue: a vida de uma das jovens do pequeno vilarejo. Muitos anos se passam, as crianças de outrora se transformam, e se apaixonam. Tudo parecia estar em paz, quando vozes na tempestade avisam que o Feiticeiro está voltando - e está sedento pela vida de Maferi. Desta vez, porém, há um que irá enfrentá-lo. Colocando-se entre Nokembe e sua amada, Okan não sabe que o ódio do Feiticeiro deflagrará uma poderosa maldição. Como se paralisasse o próprio tempo com seu veneno, Nokembe aprisiona o Sol em seus domínios no extremo Oeste, condenando toda Zhaya a uma existência sob luz ou trevas eternas, Agora, acreditando ser o único capaz de destruir o Feiticeiro, Okan tem pouco tempo para viajar da noite profunda no Leste até a manhã radiante no Oeste, cruzando florestas sombrias, desertos escaldantes e cidades perdidas. Muitas surpresas, perigos e encontros inusitados o aguardam nesta aventura, até que Okan alcance o refúgio de Nokembe e possa confrontá-lo em um final explosivo – e surpreendente.
Um livro surpreendente e maravilhoso!


Zhaya é uma terra diferente de tudo que já vi, o autor não deixa explícito o tempo em que a história acontece. Mas nos insere muito bem no local e dá pra perceber nitidamente que é uma época antiga. É um livro de fantasia, então é realmente um outro mundo. Okan e Maferi protagonistas do livro vivem na tribo, a Badangwa. E quando eles eram pequenos acontecem algo completamente fora do comum na tribo, Nokembe um feiticeiro horrível faz sua aparição. Como eles eram jovens demais não sabiam da existência desse feiticeiro, mas ao descobrirem ficam chocados pela crueldade. Nokembe toda vez que faz sua aparição a Badangwa é pra levar uma moça da tribo. Nesse dia ele leva a irmã de um amigo do Okan, Ogalun. 

Anos se passam, Okan e Maferi se dão conta que são bem mais que amigos. Estão apaixonados e resolvem se casar. No dia do casamento, quem aparece? Nokembe? sim, o próprio. E escolhe quem? Exatamente, a Maferi. Okan enlouquece e não deixa o feiticeiro levar Maferi, mas o que ele não sabia era o que a ira de Nokembe podia fazer para Zhaya inteiro. Ele rapta o sol e deixa todos na penumbra. 

Okan resolve então tentar salvar toda Zhaya, sua amada e acabar de vez com o feiticeiro. E entra nessa aventura pra ir atrás de Nokembe! E gente...  esse livro é maravilhoso. 

Pode até parece um pouco confuso tudo que eu falei, mas o autor abordou tudo de uma forma que não deixa nenhuma ponta solta e tudo bem moldado e fácil de entender. Um mundo que ele criou eu jamais vi, ou melhor, li. E adorei tudo. Os personagens são maravilhosos, bem construídos, fortes e destemidos. Uma coisa que achei bem bacana foi os personagens secundários que mais apareceram, o Leão e o Chacal (como dá pra ver na capa) que acompanharam o Okan durante a jornada pra chegar em Nokembe. E sim, os animais falam. Eu amei isso, o Leão que se chama Tsembo é o rei da savana e foi um dos personagens que mais adorei em todo o livro, acho inclusive que o autor poderia fazer um livro só sobre ele. O chacal é incrível também, ele foi um personagem que a gente percebeu a evolução e amadurecimento no livro. É ou não é uma amizade improvável? mas que é linda, disso não tenham dúvidas. 

Falando do Okan, ele é forte, destemido e humano. Ele faz de um tudo por amor, mas depois percebe que não é só por isso. É por muito mais, adorei mesmo acompanhá-lo nessa jornada. A Maferi é uma personagem maravilhosa, apareceu pouco, mas é de suma importância. E ela é incrível.

O final do livro foi de tirar o fôlego, aliás a maior parte do livro segue essa linha. Cheio de ação e aventuras, vamos vendo o Okan lidar com várias coisas que me deixavam "ai meu Deus :o", mas que ao mesmo tempo ansiava por aquilo. Foi cheio de ação e maravilhosamente bem feito.

E vou contar pra vocês que o livro de início não tinha chamado a atenção, mas quando comecei a lê-lo não conseguia mais parar de tão bom e gostoso que é. É viciante, instigante e em certas partes bem emocionante também. O livro foi uma surpresa maravilhosa mesmo. Se tiverem oportunidade de lê-lo, faça, vale a pena. Além claro de valorizar a literatura nacional ;) Ele está a venda na Amazon, cliquem aqui pra conferir.

QUOTES
“É muito fácil viver de uma árvore e amaldiçoá-la no primeiro fruto que não lhe agrade.”
“Que algumas escolhas, por mais impossíveis e difíceis que sejam, precisam ser feitas.”
“Não se desculpe por algo pelo que você não lamenta de verdade. E o mais importante, por algo que você não tem motivos para lamentar.” 
“Porque às vezes amor significa sacrifício.”
“Não existem os que chama de heróis ou vilões. Existem apenas oportunidades, e escolhas.”
“Nossas escolhas só podem ser certas ou errados para nós mesmos, e mais ninguém. Certo ou errado não são como o dia e a noite, Homem. Estão dentro de nós e não diante de nossos olhos.”
“A força de muitos fracos sempre será maior que a de um único forte, porque embora fracos, eles não estão sozinhos.”


12 comentários

  1. Essa capa é muito linda e essa temática fantástica é ótima pra tirar a gente da rotina :)
    A história parece ser muito boa e com tantos elogios fica impossível não ter curiosidade quanto ao livro. Os nomes a princípio me confundiram um pouco, mas como você disse que isso não é problema na hora da leitura, tudo bem :)

    Ótima resenha flor , você sempre é nota dez *--*
    Abraços e até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo, Carol. No começo do livro quando me deparei com os nomes, foi um pouco difícil. Mas depois isso passa a ser um mero detalhe, sabe? A leitura é muito bacana.
      E obrigada, Carol ^^
      Beijos

      Excluir
  2. De cara amei a capa, chama bastante atenção, gosto muito de ler um livro que sai de todo o contexto da realidade em que vivemos..
    Beijos
    http://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiiii. uau, que resenha. Não conhecia o livro, mas fiquei com muita vontade. Esses nomes, todos parecidos, confundiram um pouco a minha cabeça, mas acho que no fim entendi direitinho, hehehe
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, no começo confundem... mas depois, é só um detalhe. :) O livro é muito bom mesmo, eu amei.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá,
    Eu realmente não me interessei por essa obra, apesar de ter achado a capa linda. Sem falar que estou sem e-reader, nem gosto de ler livros nesse formato.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também curto ler em e-books, mas gostei tanto do livro que nem liguei em ler nesse formato. O livro é ótimo, pena que você não se interessou. rs
      Beijos

      Excluir
  5. Aaaah essa capa me lembra O Rei Leão, e se me lembra essa história maravilhosa, eu já tenho vontade de ler. <3
    Que resenha incrível, fiquei muito curiosa pra saber como essa aventura termina, é bom ver uma história como essa na lista de literatura nacional. Adorei.
    Beijos!

    Blog Vício Literal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O Rei Leão" foi mesmo uma das minhas maiores inspirações para o livro, Sara! Acertou na mosca :)

      Espero que curta, abração.

      Excluir
    2. O final é surpreendente, Sara. Fiquei passada! hahaha O André fez um desfecho maravilhoso e inesperado (pelo menos pra mim :p).
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Kamilla!
    Eu acabei dando uma pausa nessa leitura depois que vi que não daria tempo rs
    Eu estava adorando tudo, as metáforas, personificações e lições... Aí vieram as provas e POW na minha cara kkkkk
    Continuarei ler assim que estiver de férias rs

    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas​ - Tem promoção especial de Fim de Ano lá no blog, vai lá dar uma olhada.

    ResponderExcluir